Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) · Título II – Das Normas Gerais de Tutela do Trabalho › Capítulo II – Da Duração do Trabalho › Seção III – Dos Períodos de Descanso

Art. 71 da CLT

O texto do artigo, sem o revogado, e as questões de concursos que o cobraram — 2 questões comentadas citam este artigo no acervo do Cravei.

Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

§ 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.

§ 2º - Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho.

§ 3º O limite mínimo de uma hora para repouso ou refeição poderá ser reduzido por ato do Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, quando ouvido o Serviço de Alimentação de Previdência Social, se verificar que o estabelecimento atende integralmente às exigências concernentes à organização dos refeitórios, e quando os respectivos empregados não estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas suplementares.

§ 4o A não concessão ou a concessão parcial do intervalo intrajornada mínimo, para repouso e alimentação, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento, de natureza indenizatória, apenas do período suprimido, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)

§ 5o O intervalo expresso no caput poderá ser reduzido e/ou fracionado, e aquele estabelecido no § 1o poderá ser fracionado, quando compreendidos entre o término da primeira hora trabalhada e o início da última hora trabalhada, desde que previsto em convenção ou acordo coletivo de trabalho, ante a natureza do serviço e em virtude das condições especiais de trabalho a que são submetidos estritamente os motoristas, cobradores, fiscalização de campo e afins nos serviços de operação de veículos rodoviários, empregados no setor de transporte coletivo de passageiros, mantida a remuneração e concedidos intervalos para descanso menores ao final de cada viagem. (Redação dada pela Lei nº 13.103, de 2015) (Vigência)

Fonte: Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (Planalto). Confira sempre o texto oficial e as alterações recentes.

Questões que cobraram este artigo

Outros artigos da CLT na lei seca

Art. 2º — 3 questõesArt. 7º — 2 questõesArt. 8º — 3 questõesArt. 58 — 2 questõesArt. 58-A — 2 questõesArt. 59 — 2 questõesArt. 61 — 2 questõesArt. 66 — 2 questõesArt. 67 — 3 questõesArt. 73 — 3 questõesArt. 74 — 3 questõesArt. 134 — 3 questõesArt. 135 — 3 questõesArt. 143 — 2 questõesArt. 145 — 2 questõesArt. 192 — 3 questõesArt. 193 — 2 questõesArt. 200 — 3 questõesArt. 235-C — 2 questõesArt. 389 — nos informativosArt. 391-A — 2 questõesArt. 392 — 3 questõesArt. 444 — 2 questõesArt. 445 — 2 questõesArt. 452-A — 2 questõesArt. 457 — 2 questõesArt. 461 — 2 questõesArt. 468 — 2 questõesArt. 473 — 2 questõesArt. 510 — nos informativosArt. 611 — 2 questõesArt. 611-A — 4 questõesArt. 611-B — 5 questõesArt. 616 — 2 questõesArt. 630 — 2 questõesArt. 790 — nos informativosArt. 791 — 2 questõesArt. 829 — 2 questõesArt. 852-A — 2 questõesArt. 884 — nos informativosArt. 893 — 3 questõesArt. 895 — 7 questõesArt. 896 — 3 questõesArt. 897 — 3 questõesArt. 897-A — 2 questões

Continue estudando